O que é Reumatologia e o que faz um reumatologista?
Reumatologia é uma área da medicina dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de condições que afetam principalmente as articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo, conhecidas como “reumatismos”. Um reumatologista trata mais de 100 doenças diferentes, muitas das quais são inflamatórias ou autoimunes, podendo afetar não só o sistema locomotor mas também outros órgãos do corpo.
Doenças reumáticas vem de “reumatismos” e tem origem no grego antigo rheûma (ῥεῦμα), que significa “fluxo”, ou “aquilo que corre”. Na medicina antiga (especialmente em Hipócrates e Galeno), acreditava-se que certas dores e doenças eram causadas por “humores” que fluíam pelo corpo e se depositavam nas articulações e músculos. Daí o termo rheûma → reumatismo → reumático. Essas doenças normalmente envolvem inflamação, dor, rigidez e limitação de movimento, podendo ser:
A consulta médica na clínica
Nossas consultas são projetadas para proporcionar uma compreensão das necessidades individuais de cada paciente, permitindo um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. Estamos mais preocupados em escutar e examinar do que passar a consulta anotando detalhes.
Ao abordar condições como osteoartroses, osteoporose, fibromialgia, artrite reumatóide ou outras doenças autoimunes, nossa equipe busca ir além do tratamento dos sintomas, identificando e recuperando as causas subjacentes das alterações para interferir positivamente na qualidade de vida do paciente a longo prazo.
Nossas metas de tratamento são:
Tratamos na nossa clínica as doenças reumatológicas através do método da decisão compartilhada (“shared decision making”). Este método, utilizado nos melhores centros de tratamento reumatológicos, diz que a decisão por uma opção de tratamento ou o planejamento sequencial das etapas do tratamento deve ser uma decisão tomada em conjunto, pelo médico e seu paciente. Desde que o paciente esteja bem informado.
Valorizamos a importância do conhecimento do paciente a respeito do seu problema e das opções disponíveis de tratamento para que ocorra o engajamento deste na trajetória de sua recuperação ou cura reumatológica.
O que ensinamos o paciente, ou seja, o que ele precisa conhecer?
Na decisão compartilhada do tratamento, o reumatologista informa o paciente sobre a doença ou condição de saúde, efetividade, acesso, custo, segurança, vantagens e desvantagens dos tratamentos. Lembrando que a responsabilidade ética sempre será do médico.
Temos a certeza de que um paciente bem informado tem condições e deve participar do seu processo de recuperação físico e emocional.
Integrando os últimos avanços da medicina com a empatia do cuidado individualizado, nossa clínica de Reumatologia se destaca na promoção do bem-estar. Seja para diagnosticar precocemente, tratar ou gerenciar condições, buscamos sempre alcançar o sucesso do tratamento da pessoa com problema reumatológico.